Marketing Esportivo: o perfil do atleta patrocinado
É sabido que no Brasil, o incentivo por parte do setor privado, está aquém da necessidade em relação ao número de atletas e competições de esportes variados realizadas em nosso país. Devido a este fato, é comum ouvirmos que o esporte brasileiro não tem patrocinadores suficientes que apóiem atletas e programas esportivos de desenvolvimento de novos talentos.
O que também agrava esta situação é a falta de capacidade dos governos municipais, estaduais e federal de planejar e executar projetos de incentivo ao esporte, que sejam viáveis e eficientes, motivando a população à prática esportiva.
Em meio a esta situação negativa, está o atleta que muitas vezes preterido de condições financeiras básicas para alimentação e vestuário, tem que abandonar a prática esportiva, privando nosso país de novas conquistas no campo competitivo.
Porém, dentro das vantagens do marketing esportivo, as empresas que estão sintonizadas com o objetivo de impactar os consumidores através da imagem de atletas bem sucedidos, têm uma carência de atletas com o perfil ideal para estes fins.
Digo isso, embasado em minha experiência como gerente de marketing de uma importante empresa do setor de nutrição esportiva e como ex-atleta patrocinado de musculação competitiva. Tenho visto ao passar destes anos (... mais de 24), muitos atletas reclamarem que não conseguem patrocínios, porém não fazem nada para mudar esta situação e colocam a culpa nas empresas que não se interessam por esta modalidade de investimento. Como atleta, mesmo não sendo individualmente o melhor da minha época, estava sempre presente nos pódios das competições que concorria e recebia um patrocínio no valor mensal de US$ 2.500,00 divididos entre 5 empresas de diferentes ramos, a qual eu promovia suas marcas, em plenos anos 80, com 20 anos de idade.
Nesta época, concedi mais de 30 entrevistas para televisão, escrevi mais de 50 artigos, realizei mais de 70 palestras e apresentações e posei para a capa da principal revista do segmento de musculação e para campanhas publicitárias, e fui convidado para uma turnê internacional na América Latina.
Como executivo de empresas do setor de nutrição esportiva, me deparo com inúmeros pedidos de patrocínio e atletas insatisfeitos com suas situações financeiras. Dentro da minha visão, elenco alguns tópicos importantes para aqueles atletas que desejam ser patrocinados, a saber:
1. Não basta ser um campeão no esporte, mas seja um campeão na vida.
Muitos atletas são os melhores em suas modalidades, mas tem uma imagem pessoal negativa (agressividade, uso de drogas, fumo, alcoolismo, desonestidade e etc.). Mais importante do que ser o melhor em sua modalidade, é ser uma pessoa reconhecida como exemplo para a sociedade e a comunidade em que atua, através de uma imagem educada, alegre, simpática, saudável, competente, trabalhadora, solícita e honesta.
2. Um por todos e todos por um!
Divida seus objetivos de patrocínio, através de permutas entre empresas como a academia que você treina (cessão de espaço para treino), um restaurante do seu bairro (quatro refeições diárias de dieta), uma loja de suplementos (produtos nutricionais), uma confecção (vestuário), um salão de beleza (tratamento de cabelo, pele e depilação) e etc..
3. Exorte a marca que te apóia ao máximo.
Tenha sempre a marca que te apóia em lugar visível, através de camisetas, bonés e vestuário em geral. Desta forma as pessoas enxergarão você como um atleta de valor, através do reconhecimento do patrocínio que ostenta.
É comum ver atletas patrocinados, comparecendo em eventos públicos, sem as marcas que o apóiam, o que é extremamente desagradável aos olhos do patrocinador. Seja incisivo e solicite sempre camisetas, bonés e bordados para aplicação nas roupas.
Em entrevistas, nunca, mas nunca deixe de falar dos produtos ou serviços do patrocinador. Isto fará que as empresas tenham retorno e valorize você como um importante formador de opinião pública.
4. Quem é visto é mais lembrado.
Participe de competições importantes e sempre esteja presente em eventos segmentados da sua área. Gere relatórios constantes, no período máximo de um mês, com todos os eventos e atos que você realizou e que motivaram a exposição da marca de seus patrocinadores.
5. Seja seu assessor de imprensa e repórter esportivo.
Procure as redações de TV e revistas, para divulgar seu trabalho, falando, por exemplo, da importância de uma vida saudável, através do esporte e uma dieta equilibrada. Envie as redações os relatórios escritos e fotográficos com suas participações em competições e resultados.
6. Trabalhe sua rede de relacionamentos.
Se interesse em conhecer as pessoas que organizam as competições e eventos esportivos e coloque-se sempre a disposição para ajudar, de forma simples e humilde. Desta forma você será visto como uma pessoa de valor e terá a preferência e indicação de todos.
7. Esteja sempre atualizado.
Continue estudando e se aperfeiçoando em sua modalidade e profissão. Os atletas mais bem sucedidos que conheci, foram aqueles que mesmo afastados das competições, continuaram sendo reconhecidos como excelentes profissionais do esporte (Frank Zane e Franco Columbo, ambos bodybuilders de expressão no passado e atualmente PHD's em medicina nos EUA).
8. Deixe as portas abertas.
Mesmo quando um patrocínio acaba não significa que você não tem valor. Muitas vezes as empresas mudam suas estratégias e isso representa cortar investimentos em algumas áreas.
Nunca despreze ou critique as marcas que te apoiaram, pois as empresas podem te apoiar novamente. Pratique o dom da gratidão e com isso você sempre terá as portas abertas.
Finalizando, em nosso país, o esporte tem a tônica do amadorismo, porém para se destacar e conseguir um patrocínio, seja o mais profissional possível, pois assim você será reconhecido e seu trabalho valorizado. Na próxima edição do Jornal da Musculação & Fitness, darei dicas para organização e captação de patrocínio em eventos esportivos.
Marcelo Bella
Diretor de Marketing - Probiotica
Sergio Gomes
Atleta Probiótica Gold Team
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